Como começar seu dia em santidade - Direção Espiritual Católica


Aqui estão algumas sugestões para começar seu dia em santidade:


1. Gratidão e oferta da manhã


São Paulo nos disse que devemos ser transformados pela renovação de nossas mentes (Romanos 12: 2). Dito isto, quais são seus primeiros pensamentos pela manhã? Se seus primeiros pensamentos forem negativos, se você tem medo do dia e não espera as bênçãos de Deus, então é um péssimo começo. No entanto, se você voltar seus pensamentos ao Senhor em gratidão por um novo dia, escolheu começar o dia com um coração elevado e um espírito alegre. Você escolheu começar o dia na presença de Deus, e esse é um começo sagrado.


Todas as manhãs, assim que você acordar, faça uma oração de agradecimento ao Senhor pelo novo dia e todas as bênçãos que Ele lhe dará. Ofereça-Lhe o seu diacom uma oração tradicional ou uma oração com suas próprias palavras. Você pode até pensar em se ajoelhar e orar as palavras de São Paulo: hoje, “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13).


2. Um começo lento e tranquilo é melhor


As pessoas se apressam constantemente. Correm para fora da cama porque tiraram uma soneca muitas vezes. Correm para tomar banho e se vestir. Apressam-se para o pequeno-almoço. E então saem a correr pela porta apenas para correr mais enquanto dirigem. Apressar é um começo muito mau do dia. Eu não acho que o Senhor quer que apressemos embora seja inevitável às vezes. Lembre-se dos frutos do Espírito Santo: o stresse e a pressa não estão incluídos na lista! Pelo contrário, paz e gentileza estão. É muito melhor começar o dia devagar, meditando, ciente da presença de Deus e da paz que Ele deseja dar para começar este novo dia.


Então não se apresse no dia. Tente estar profundamente consciente da presença de Deus assim que acordar. Vá devagar...


3. Acordar cedo e rezar


Os evangelhos nos contam que Jesus acordou cedo de manhã para orar. Há algo sagrado na manhã, uma quietude sagrada. Para começar o dia devagar, isso pode significar que você precisa acordar um pouco mais cedo. Agora posso dizer honestamente que sei como isso é difícil. Mas fica mais fácil, e você até começa a olhar e gostar disso. Meus melhores e mais produtivos dias são os dias em que acordo cedo. Eu gosto de começar meu dia com uma xícara de café e oração. Gosto de passar tempo em silêncio e fazer algumas leituras espirituais. Eu amo estar atento à quietude matinal. O que é ótimo, é que quando estou acordado cedo o suficiente para orar, tenho tempo para me concentrar nas minhas tarefas do dia.


4. Sua primeira penitência


Acordar cedo pode não ser difícil, mas viver em santidade nem sempre é fácil. Outro dos meus favoritos santos, Josemaria Escrivá, chamou o minuto heróico. Que verdade! Quando o alarme dispara, é hora de sermos heróicos e dizer ao corpo: sei que você quer dormir, mas é hora de levantar e servir o Senhor . Viver em santidade significa que precisamos manter sob controle as exigências por vezes irracionais do corpo (um dos frutos do Espírito é o autocontrole). Se quisermos ser santos, precisamos aprender o sacrifício; e um dos melhores sacrifícios que podemos fazer é sair da cama cedo e assim que o alarme dispara.


Aqui estão algumas coisas que você pode fazer quando estiver pronto:


. Gaste tempo em oração silenciosa com as Escrituras. Leia um pouco do evangelho e passe algum tempo em silêncio refletindo sobre o que leu. Tenha 10 a 15 minutos para ler um livro espiritual e passe alguns momentos em oração sobre o que leu.


. Passe algum tempo oferecendo graças ao Senhor. Apenas feche seus olhos e agradeça a Ele: agradeça a Ele pelo dia, pelas bênçãos que Ele lhe dará, por sua família, o que vier à mente. A gratidão é uma maneira poderosa de começar o dia. “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom” (Salmo 118).


.Tenha uma conversa com o Senhor sobre o dia. Fale com ele sobre seus compromissos e lista de coisas a fazer. Fale com ele sobre o que você está ansioso e o que você está temendo. Peça a Ele para ajudá-lo a estar ciente de Sua presença ao longo do dia.


Um começo lento e orante para o dia não significa que seu dia será perfeito ou que você estará profundamente consciente da presença de Deus durante todo o dia. No entanto, é certamente uma ótima maneira de começar, e você sentirá mais paz e força ao começar o seu novo dia.



Pe. Michael Najim

Sacerdote da Diocese de Providence.


Ele é o Diretor de Formação Espiritual no Seminário Nossa Senhora da Providência e serve como capelão da LaSalle Academy, uma escola secundária católica de Providence, RI. É autor de Rendição Radical: Cartas aos Seminaristas , publicado pelo Instituto de Formação Sacerdotal











Contacte-nos: info@permariam.org    |       +351 25 213 0513       

Todos os direitos reservados

© Per Mariam, 2019