Contacte-nos: info@permariam.org    |       +351 25 213 0513       

Todos os direitos reservados

© Per Mariam, 2019

François Mayrone

Padre

A importância das revelações privadas na Igreja foi assim descrita por Bento XVI, na Exortação Apostólica pós-sinodal Verbum Domini sobre a Palavra de Deus na vida e missão da Igreja (a divisão em pontos é nossa).

Uma revelação particular pode:

1) introduzir novos acentos,

2) trazer novas formas de piedade

3) ou aprender mais sobre os antigos.

4) pode ter um certo caráter profético (veja 1 Ts 5,19-21)

5) e pode ser uma ajuda válida para entender e viver melhor o Evangelho na atualidade; portanto, não deve ser menosprezado "(Bento XVI, 30 de setembro de 2010, n. 14).

 

As mariofanias de Fátima são tudo isto. Seu núcleo central, ao contrário do que comummente se pensa, não são os segredos, mas o que já na segunda aparição, de 13 de junho de 1917, foi abertamente revelado por Nossa Senhora: "Deus quer estabelecer devoção ao meu Imaculado Coração no mundo" (ver aparição de 13 de julho de 1917 e 13 de junho de 1929). Esta é a "mensagem profética" de Fátima, este é "o novo sotaque", "a nova forma de piedade emergente" que é, ao mesmo tempo, "o aprofundamento das formas antigas" da devoção mariana que acompanha a Igreja nos anos 2000. anos de sua história. Esta é, acima de tudo, a ajuda que nos é dada "para compreender e viver melhor o Evangelho na atualidade". Portanto, "não devemos negligenciá-lo".

 

As revelações do Imaculado Coração, em Fátima-Tuy, ajudam a compreender melhor o Evangelho, especialmente o mistério "oculto" da Imaculada Conceição-Corredenção de Maria, e seu papel decisivo na economia da salvação individual dos homens, e de toda a humanidade.

 

Em todo o ciclo de aparições tornado público nas Memórias, o Imaculado Coração aparece duas vezes para Irmã Lúcia: a primeira vez em Fátima, em 13 de junho de 1917, a segunda em Tuy (Espanha) em 13 de junho de 1929. Em ambas as aparições, o Imaculado Coração aparece rodeado de espinhos, mas a primeira vez está à direita de Nossa Senhora, a segunda vez, na mão esquerda. Como se dissesse: os espinhos que afligem o Imaculado Coração vêm tanto da direita quanto da esquerda, ou seja, do mundo ultraconservador-rigorista sem caridade e do mundo ultra-progressista-modernista sem fé. Como os fariseus e os saduceus que, dos extremos opostos, se uniram para perseguir Jesus.

Em Tuy, o Imaculado Coração, além de estar rodeado de espinhos, está em chamas. O fogo e os espinhos são o símbolo do amor imaculado e co-redentor de Nossa Senhora.

 

Neste sentido, temos aqui um aprofundamento da revelação de Lourdes: a Santíssima Virgem não é apenas "a Imaculada Conceição" (Lourdes), isto é, concebida sem pecado, mas também é a "sarça ardente" (Ex 3, 2-3). Que queima com caridade (a chama) sacrificial (os espinhos), sem corrupção e sem ser consumido, por toda a eternidade. O Coração Imaculado é a face "positiva" e luminosa da Imaculada Conceição que, portanto, não é apenas a ausência do pecado, mas é a plenitude do amor, isto é, a plenitude da Graça sobrenatural, segundo o nome que o próprio Deus deu a Maria. através do arcanjo Gabriel: "Kaire, Kecharitoméne! - plena avenida da graça" (Lc 1, 28).

 

Visto que a graça santificante na alma é - por apropriação - a obra do Espírito Santo, no Imaculado Coração de Maria, cheio de graça, temos uma manifestação particular do Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

 

É o ponto de chegada de uma longa jornada, de cerca de 3.500 anos, iniciada com a revelação de Deus no Sinai (Ex 3), centrada na revelação de Jesus Filho de Deus em Jerusalém (Jo 8), completada com revelação (privada). , mas aprovado pela Igreja) de Maria Noiva do Espírito Santo em Lourdes-Fátima-Tuy. A lei da gradualidade, ou da condescendência divina, tem tempos e maneiras que vão além dos cálculos e previsões humanas: "os meus pensamentos não são os seus pensamentos, os meus caminhos não são os seus caminhos" (Is 55: 8)!

Três graus, três momentos, pontuados por três definições solenes:

1) Deus revela seu nome a Moisés: "Eu sou quem sou" (Êxodo 3:14)

2) Jesus revela sua própria divindade, como um filho consubstancial ao Pai: "Antes de Abraão, eu sou" (Jo 8,58).

3) Maria revela a obra do Espírito Santo nela, sua imaculada santidade: "Eu sou a Imaculada Conceição" (Lourdes, 25 de março de 1858). As revelações do Imaculado Coração em Fátima-Tuy continuam e complementam a incomum autodefinição lapurdense.

 

Notamos uma progressão impressionante:

1) Aproximadamente 1600 anos antes da vida pública de Cristo: Deus revela a infinidade de sua própria essência para Moisés (Ex 3)

2) na vida pública, Cristo revela sua filiação divina, ou a comunicação da essência divina do Pai ao Filho. Com isso, ele revela a primeira missão ad extra-trinitária: a encarnação redentora da segunda Pessoa da Santíssima Trindade (Jo 8, passim)

3) Aproximadamente 1800-1900 anos após a vida pública de Cristo: Maria revela-se como a Imaculada Conceição-Noiva do Espírito Santo, nas aparições de Lourdes-Fátima-Tuy. Revela, portanto, a dimensão mariana da segunda missão trinitária extra e a santificação das almas atribuídas, por apropriação, ao Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

 

No capítulo 8 do Evangelho de São João, a revelação da divindade de Cristo está associada à afirmação da sua impecabilidade: "Qual de vós pode convencer-me do pecado?" (V. 46). Impecabilidade do fato, que todos pudessem ver, apesar das acusações pretensiosas dos fariseus. Na verdade, Jesus, realizando milagres no sábado, não o violou, mas o santificou (Cornélio Alapis), demonstrando pelo exemplo que boas obras nunca são proibidas, e sempre podem ser feitas, mesmo em dias de descanso prescritos por lei divina.

 

Mas Jesus também foi infalível por direito, como os Doutores da Igreja ensinam, por causa da perfeita santificação de sua vontade humana, o efeito primário da união hipostática com a Palavra divina. A impecabilidade de Cristo, a prerrogativa divina que flui em sua natureza humana devido à união hipostática, encontramos, participamos da Imaculada Conceição.

 

Maria também foi impecável. Não por natureza, mas pela graça; não pela graça da união hipostática, evidentemente, mas pela graça da Imaculada Conceição. Ser concebido na plenitude da graça significa, para você, possuí-la da maneira mais perfeita, quase conatural e, portanto, infalível. Como não se pode perder a identidade com a qual se nasce, assim Maria - pela vontade de Deus - não pôde perder sua graça imaculada, com a qual foi concebida. Se ela é "a Imaculada Conceição", por essência, então, pela graça, ela não pode pecar, porque se ela pecasse, não seria "a Imaculada Conceição".

 

Por que Maria, sozinha entre todas as pessoas humanas, era objeto de tal predileção superlativa da parte de Deus? Porque somente Maria, desde a eternidade, foi predestinada como a Mãe do Filho de Deus e "depois" da predição do pecado, como Co-redentora do género Humano. Por esta razão, o Coração Imaculado e Doloroso de Maria, no Calvário, abriu-se à maternidade universal, para todos os homens, para ser regenerado para a vida da graça. E é por isso que Deus quer que nos consagremos a ele através dela, porque a graça de nossa consagração é uma graça que ela também merecia, "unindo-se com um coração maternal ao sacrifício do Filho, consentindo amorosamente na imolação". da vítima gerada por você "(LG 58).

 

O efeito da consagração ilimitada ao Imaculado Coração de Maria é a participação mais perfeita em Sua imaculada, dentro dos limites de nossa natureza caída e redimida. O ponto de chegada dessa participação, nos santos mais "marianos", é a "confirmação na graça", uma espécie de "impecabilidade" compartilhada pela imaculada de Maria. Assim, vemos na vida de São Juan Diego, São Bernardo, São Luís Grignion de Montfort, São Maximiliano M. Kolbe, os Santos Pastores de Fátima ...

 

Entendemos, portanto, por que Deus quer estabelecer a devoção ao Imaculado Coração de Maria no mundo: para que todos os homens encontrem a plenitude da ajuda divina nela, a ponto de serem "confirmados na graça", para vencer o pecado em si e no mundo no tempo em que o pecado se espalha, arrastando muitas almas para a perdição.

 

No entanto, este "ponto de chegada" também se torna o ponto de partida para numerosos estudos adicionais sobre o significado, valor e efeitos da consagração a Deus através do Imaculado Coração de Maria.